Procedimentos 2018-10-31T14:59:25+00:00

Procedimentos

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando-se um aparelho com ultrassom (Facoemulsificação). Após a retirada da catarata, implanta-se a lente intraocular dobrável através de uma microincisão, realizada na córnea.

A escolha adequada da LIO (Lente Intraocular) é de suma importância para satisfação pós-cirurgia do paciente. O implante de uma LIO possibilita, além da restauração da visão, uma correção refrativa também, ou seja, uma correção do grau dos óculos. O oftalmologista, através da avaliação adequada do olho do paciente, por meio de exames especializados como a Biometria Óptica, pode julgar qual a melhor opção de LIO levando em consideração a expectativa visual do paciente.

Tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença da retina que afeta a visão central em indivíduos após os 60 anos. Na fase inicial, pode ser assintomática, mas em fase mais avançada, acarreta baixa visão central (mancha central), dificultando principalmente a realização de atividades cotidianas.

A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas e antioxidantes. Uma das formas de tratamento para os casos mais avançados da DMRI, nos quais o paciente observa a mancha escura no centro da visão, é a aplicação periódica de injeções intraoculares de medicamentos Anti-angiogênicos. A grande maioria dos pacientes que sofrem da forma avançada de DMRI pode ser submetido a este tratamento.

Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.

Tratamento a laser do glaucoma

O Glaucoma é uma doença crônica e silenciosa do nervo óptico, cujo principal fator de risco é a pressão intraocular aumentada que ocorre devido a uma produção anormalmente elevado de um liquido ocular chamado humor aquoso ou, mais frequentemente, por seu escoamento ineficiente. O controle da pressão intraocular ainda é o único tratamento possível para a doença.

A tecnologia inovadora da Cirurgia de Ciclofotocoagulação Transescleral com Laser de Micropulso permite realizar o controle adequado da Pressão Intraocular em diferentes estágios da doença. Assim, tanto pacientes com glaucoma moderado – que estejam utilizando terapia medicamentosa máxima com colírios, mas sem controle eficaz, quanto pacientes com glaucoma avançado podem ser beneficiados. Por ser realizado via transescleral, o procedimento não é invasivo, permitindo recuperação pós-operatória mais rápida e com mínimas complicações.

Terapia Antiangiogênica para retinopatia diabética

A utilização de medicamentos intravítreos, que inibem o VEGF (fator de crescimento endotelial vascular), tornou-se, nos últimos anos, o tratamento de escolha para os casos de Edema Macular causado por alterações vasculares retinianas presentes em doenças como a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade e as oclusões vasculares retinianas. Tais medicamentos, conhecidos como Antiangiogênicos, são capazes não apenas de impedir a progressão da evolução da doença, mas também de reduzir o edema retiniano já existente, com consequente melhora da visão.

As aplicações são geralmente mensais e feitas em regime de centro cirúrgico. O procedimento é rápido e realizado apenas com anestesia local. Mesmo os pacientes que já se submeteram a tratamentos anteriores de fotocoagulação a laser podem se beneficiar do uso de antiangiogênicos após a devida avaliação médica.

Yag Laser

O Yag Laser é um tipo de energia luminosa utilizada em vários tratamentos na oftalmologia, sendo seu uso principal no pós-operatório da cirurgia de catarata. Quando a acuidade visual fica comprometida pela opacidade capsular, a abertura da cápsula posterior poderá ser realizada com YAG Laser, sem necessidade, portanto, de realização de procedimento cirúrgico.

Outra indicação é o glaucoma agudo com bloqueio pupilar. Através de uma abertura pelo laser na periferia da íris cria-se uma via de escoamento para o humor aquoso represado atrás da íris, onde é drenado para fora do olho, diminuindo a pressão intraocular.

O Yag Laser é feito apenas com colírio anestésico, de forma indolor e sem necessidade de curativos oclusivos.

Laserterapia da retina

A laserterapia é um avanço para a oftalmologia e oferece a rapidez e objetividade que o paciente precisa. Esse método é menos desconfortável que uma cirurgia e possibilita ao paciente um menor tempo de recuperação, sem a necessidade de internação.

Fotocoagulação – indicado para retinopatia diabética e descolamento de retina. O laser queima o tecido, provocando a coagulação de proteínas. É a modalidade mais usada no mundo.

Micropulso – Indicado para retinopatia diabética, edema de mácula e retinopatia serosa central. O laser estimula o tecido,
provocando a redução do edema. O procedimento é indolor, seguro e sem complicações.

Os procedimentos a laser não devem ser feitos nos dois olhos de uma só vez. O uso de colírio anestésico é indicado na maioria dos casos. O paciente deve usar óculos escuros e evitar fazer esforço físico após o procedimento.

About Our Practice

Phasellus non ante ac dui sagittis volutpat. Curabitur a quam nisl. Nam est elit, congue et quam id, laoreet consequat erat. Aenean porta placerat efficitur. Vestibulum et dictum massa, ac finibus turpis.